Ultimas Postagens
recent

Voluntários alimentam 22 mil pessoas com comida que iria para o lixo

Banco de Alimentos atua para combater o desperdício de alimentos e distribuir comida a quem necessita. Ação beneficia 43 instituições.


Cheirosas, gostosas, elas vão saindo do forno. É noite de sexta-feira. Na pizzaria, o trabalho acelera. O telefone também não para. Mas quem faz o pedido recebe uma proposta nova:
Telefonista:  É uma campanha de recolhimento de doações em parceria com o Banco de Alimentos. Se a senhora tiver algum alimento não perecível para doar, é só entregar para o nosso motoboy quando ele chegar com o pedido da senhora, tudo bem?
Paula Ferrali: Tudo bem.

Ideia simples que deu certo. A pizzaria é um dos dez restaurantes de São Paulo que são parceiros do Banco de Alimentos, uma instituição que atua para combater o desperdício de alimentos e distribuir comida a quem necessita.
A uma hora do cento de São Paulo, o cinturão verde é uma riqueza. Lá também o Banco de Alimentos encontrou colaboradores. Paulo Shintate foi um dos primeiros produtores rurais a participar do projeto. Hoje, doa em média mil pés de alface por semana. Antes, os produtos que estavam fora do padrão para o comércio iam para o lixo, embora estivessem próprios para o consumo. Agora, Paulo sabe que tudo vai ser aproveitado por quem precisa.
Do mesmo jeito que lança as sementes na terra e vai multiplicando a plantação, Paulo já foi convencendo os vizinhos sitiantes e está criando uma corrente de doadores.
Luciana Quintão vai sempre ver o amigo Paulo. Foi ela quem criou o Banco de Alimentos, há 18 anos. E não foi fácil. Começou enviando cartas com pedido de apoio a 400 empresas. Recebeu apenas cinco respostas, todas negativas.
“Na época muita pouca gente falava sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo. Me chamaram de louca, que eu ia ser presa e tal, mas essa loucura já tirou do lixo mais de 7 milhões de quilos de alimentos”, conta Luciana.
Recolhendo onde sobra e entregando onde falta. Restaurantes, agricultores, empresas, supermercados. Tudo o que o banco recebe vai para 43 instituições cadastradas, ajudando a alimentar todos os dias 22 mil pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

Unknown

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.